Notícias
NotíciasArtigos Links de Interesse

 
29/08/2012 - Anoreg/BR - TJES: Comunicação entre cartórios vai ganhar maior agilidade

A Corregedoria Geral de Justiça (CGJ) convocou nesta terça-feira (28) os oficiais de Registro Civil e Pessoas Naturais para participar do seminário “Comunicação Eletrônica Obrigatória nos Serviços do Registro Civil de Pessoas Naturais (RCPN) – Provimento nº 18/2012”. O Convite foi publicado no Diário da Justiça (DJ).

 

O evento será realizado nesta sexta-feira (31), a partir das 13h30, no Salão Pleno do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES), que fica na Rua Homero Mafra, nº 60, Enseada do Suá.

 

Durante o seminário, será apresentado o sistema de comunicação online entre os cartórios, que visa facilitar a troca de informações referentes a casamentos e óbitos, como determina a Lei Federal de registros públicos. Atualmente, para informar ao cartório onde a pessoa foi registrada sobre seu casamento ou óbito, o outro estabelecimento precisa enviar uma carta pela Central de Correios e Telégrafos.

 

“O sistema de comunicação online irá trazer segurança jurídica porque temos o comprovante do envio e do recebimento da informação pelo cartório. Além disso, irá agilizar o processo e reduzir o custos cartorários”, informou o diretor do departamento de registro civil do Sindicato dos Notários e Registradores do Espírito Santo (Sinoreg), Fernando Brandão.

 

O programa será disponibilizado pela CGJ através da parceria com a Sinoreg e a Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo (Arpen-SP), que cedeu a tecnologia para ser implantada no Estado.

 

Fonte: Site da Anoreg/BR
Publicado em 29 de agosto de 2012


 
Praça Alfredo Andersen, 425   80.730.160   Curitiba | PR   41   3024.9417 Fax: 3014.3072  atendimento@macedoguedes.com.br
Todos os direitos reservados ® Desenvolvido por: fixtofix